PROJETO UMA


O Projeto Uma tem como fundamentos teórico-práticos a síntese de pesquisas e experimentações que Francisco Rider fez de: práticas corporais (contact improvisation, teatro físico, improvisação, movimento autêntico, dança moderna e pós-moderna norte-americana) e abordagens somáticas (yoga, body-Mind Centering, Técnica de Alexander e Klein technique) na organização Movement Research e na Trisha Brown School, nos dez anos em que viveu e trabalhou na cidade de Nova York (1996-2006-EUA).

 A síntese tem como focos de atenção: identificar os músculos mais profundos do corpo, engajando-os numa mobilidade que não somente solta a musculatura mais superficial, como também prioriza uma movimentação fluída enraizada na estrutura das articulações; estabelecer conexões corporais que liberam o movimento e a relação do corpo com o chão; descobrir uma maneira mais eficiente e fácil de mover-se; a intuitiva sabedoria do processo de escuta da inteligência do corpo; e resgatar o ser humano em sua plenitude somática.

A Pesquisa Uma é um processo contínuo e de caráter investigativo, articula o corpo artista para redescobrir a sua totalidade, e desestabilizar as dicotomias corpo/mente; feio/bonito; ativo/passivo; sujeito/objeto, entre outras;

O público alvo é o artista interessado em desprender o corpo de padrões corporais adquiridos ao longo da vida.

Dentre os resultados criativos embasados na síntese, podemos citar:  Figuras Caminhantes / Figuras Transitórias (Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2010); Verde Banguelo / Alteração (Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009); BloCorpo (criado com subsídios do Rumos Dança 2009/10 do Instituto Cultural Itaú de São Paulo); Projeto Cênica Corporal Uma (Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2007); Love collection (apresentado no Danspace-Saint Mark’ s Church (NYC – 2006); Reservoir (apresentado na histórica Judson Memorial Church – NYC – 2004) e The Amazon Invention (apresentado na Judson Church e  no Performance Space 122 – NYC – 1997);  entre outros.

 

Anúncios
  1. Isabela Lillo
    julho 16, 2011 às 2:05 am

    Oi Francisco, nos conhecemos hoje na chilena, lembra? Dei uma olhada no blog e gostei da proposta. Espero ser convida para a próxima apresentação, rs.
    Vamos manter contato! Meu email é isabela.lillo@gmail.com. Tb tô no Facebook.

    Grande Abraço,

    Isabela Lillo

    • franciscorider
      julho 27, 2011 às 9:40 pm

      olá isabella,
      vou mostrar meu projeto verde banguelo premiado com o premio funarte klauss vianna de dança esta sexta feira dia 29 de julho na galeria do icbeu. às 19h, entrada franca. rua joaquim nabuco.
      Francisco Rider.
      meu email é dancedemente@hotmail.com

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: